FYT-ID

download (4)
voltar

DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS

Num contexto de perda de atratividade da profissão, de que a redução da frequência dos cursos de formação inicial de educadores e professores é o sintoma mais tangível, conjugada com o envelhecimento do corpo docente, os diálogos intergeracionais assumem-se como uma experiência igualmente formativa, tanto para professores veteranos, como para principiantes. Esta experiência extravasa os aspetos técnicos de ensino e abre espaço para uma partilha e reflexão, vividas e experienciadas, sobre as dimensões organizacionais, culturais, afetivas, éticas e políticas do saber profissional docente. Os diálogos foram realizados entre professores veteranos e futuros professores em formação nas instituições parceiras do projeto, segundo diferentes soluções organizacionais e curriculares. Os resultados são apresentados sob formatos multimodais.

Apresentação

No quadro da unidade curricular de Multiculturalidade e Diversidade Educativa, 47 estudantes de quatro cursos de mestrado foram organizados em 11 grupos de trabalho, tendo estabelecido 11 diálogos intergeracionais com educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Apresentação 

Pela mão de oito estudantes da Licenciatura em Educação Básica, foram estabelecidos diálogos intergeracionais com três educadoras de infância e cinco professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

 

Apresentação 

A intervenção foi desenvolvida a partir dos diálogos intergeracionais estabelecidos entre estudantes e os professores veteranos com o seguinte perfil: uma educadora de infância, dois professores, um do 1.º e outro do 2.º ciclo do ensino básico e um professor do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Faculdade de Desporto

Apresentação 

Assente em 41 grupos de trabalho dos estudantes do 1.º ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física, os diálogos intergeracionais foram estabelecidos com 60 professores, 13 dos quais já se encontravam reformados, com o seguinte perfil: 36 homens, 24 mulheres; 49 professores de educação física, oito professores de outras áreas disciplinares, dois professores de educação física e de outras áreas disciplinares e uma professora do 1.º ciclo do ensino básico.


Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Apresentação 

Os diálogos intergeracionais decorreram no âmbito da unidade curricular  “Diálogos Intergeracionais, Educação e Desafios das Sociedades contemporâneas”, do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com a participação de 16 estudantes.

Apresentação

Os diálogos intergeracionais foram promovidos no quadro da unidade curricular de Observação de Contextos e Ambientes Educativos do 1.º ano do Curso de Mestrado em Ensino de Informática. Do ponto de vista metodológico, os estudantes participaram numa entrevista grupal a um professor antes de avançarem para os diálogos intergeracionais com professores veteranos.

Scroll to Top