No passado dia 19 de julho realizou-se, no Auditório da entrada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o lançamento do Repositório Aberto de Histórias de Ensino e Formação.
Este repositório pretende assumir-se como um espaço onde se possam encontrar “vidas” de professores e professoras organizadas de acordo com temas relevantes para a inovação educacional, bem como exemplos de diálogos intergeracionais. Pretende-se que esteja disponível para consulta aberta e que se torne uma ferramenta para investigação, formação e comunicação com a sociedade.
“Memórias de Abril: Revolução e Educação” é o tema da segunda conferência do ciclo “50 anos de 25 de Abril: Transições e Transformações”, realizado no passado dia 11 de abril na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria.
Programa, inscrição (gratuita) e outras informações aqui.
No passado dia 22 de janeiro de 2024 decorreu, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, um encontro presencial com todos os investigadores do Projeto FYT-ID para apresentação e discussão de resultados.
No dia 7 de setembro de 2023, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, aconteceu a entrega dos prémios e das menções honrosas do Prémio Pratica Pedagógica Inovadora aos oito projetos premiados que foram selecionados para receber um financiamento para potenciar a melhoria do ensino e aprendizagem na Universidade (atualmente em curso em oito das 14 faculdades da U.Porto).
Entre os premiados, inclui-se o Diálogos Intergeracionais, Educação e Desafios das Sociedades Contemporâneas (desenvolvido no âmbito do FYT-ID), das docentes Amélia Lopes, Luciana Joana e Rita Tavares de Sousa.
No dia 6 de julho de 2023 teve lugar o Seminário Nacional do Projeto “50 Anos de Docência: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais – FYT-ID” subjacente ao tema “Profissão Docente em Tempos de Democracia”. Este evento teve o propósito de divulgar resultados do projeto e contou com a Conferência “Professores – Libertar o Futuro”, do Professor António Nóvoa.
No dia 23 de junho de 2023 teve lugar a aula aberta da Faculdade de Desporto da UP integrada na unidade de formação contínua ‘Formação de professores em encontros intergeracionais’.
A aula destinou-se à apresentação das narrativas construídas pelos/as estudantes.
No dia 14 de junho de 2023, pelas 17h, teve lugar no auditório do Colégio Pedro da Fonseca da Universidade de Évora o Seminário “50 anos de docência: Diálogos Intergeracionais”.
O seminário contou com a apresentação de oito diálogos intergeracionais entre estudantes da UC Introdução à Investigação Educacional do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Évora e educadores/as e professores/as com + de 40 anos de serviço. A reflexão e debate sobre estas histórias de vida de educadores/as e professores/as procura dar visibilidade à constituição da profissão docente nas últimas cinco décadas e constituir-se como um elementos de formação para os/as jovens que escolheram a profissão no momento atual. Procura-se, ainda, aprofundar as narrativas biográficas de professores como dispositivo de investigação e formação em educação.
No dia 16 de junho de 2023, pelas 11h30, teve lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro o Seminário “50 anos de docência: Fatores de Mudança Diálogos Intergeracionais”.
No passado dia 1 de junho de 2023, decorreu, em forma presencial e online, o evento “Diálogos Intergeracionais: 50 anos de docência em Portugal 2023 – Apresentação e discussão de videogramas de vidas de professores“, na Escola Superior de Educação Ciências Sociais.
Os estudantes dos Mestrados Profissionalizantes de Educação de infância e de Professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico dinamizaram um seminário com as investigações biográfico-narrativas de professores e educadores, produzidas no âmbito da UC de Multiculturalidade e Diversidade Educativa e do CICS.NOVA.IPLeiria (presencial, ESECS.IPL e a distância.
No dia 20 de julho de 2022, pelas 17h00, decorreu a sessão pública “Cinquenta Anos de Docência: Percursos de Revisão de Literatura” na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Este encontro virtual teve como objetivo a apresentação dos resultados de revisão de literatura desenvolvida no âmbito do Projeto, organizada em torno dos eixos temáticos:
– Profissionalismo dos professores e inovação
– Diálogos intergeracionais
– Atratividade da profissão docente
– Metodologias dos estudos biográfico-narrativos
– Repositórios digitais
Nos passados dias 11 e 12 de maio de 2022 decorreu o primeiro workshop da equipa sobre metodologia biográfico-narrativa e recolha e análise das histórias de vida na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
O workshop contou com a presença da consultora do projeto, Linda Evans, e com uma conferência pública – An analytical frame for researching changes to working lives and professionalism – apresentada pela mesma, aberta a toda a comunidade académica e transmitida online.
A moderação foi da responsabilidade da Professora Doutora Amélia Lopes, coordenadora do projeto, e do Professor Doutor Luís Grosso.
O site do Projeto FYT-ID está lançado e nele podem ser encontradas todas as informações relativas ao mesmo: objetivos, organização, equipa, produção, notícias, e outras informações relevantes para a sua população-alvo e comunidade científica.